A diversificada produção artística do Sul global se espalha por São Paulo durante o 19º Festival de
Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul. Nesta edição, o Festival apresenta três exposições
(na Convivência e no Galpão do Sesc Pompeia, e no Galpão VB, nova sede da Associação Cultural Videobrasil).
Uma exposição paralela, com obras do Acervo Videobrasil, também faz parte da programação e acontece no Paço das Artes.
O Programa de Filmes do 19º Festival apresenta no Teatro do Sesc Pompeia e no Galpão VB obras selecionadas que exigem exibição em sala de cinema, além de um programa especial, com uma reunião de trabalhos do artista convidado Gabriel Abrantes.
Além dos vídeos, videoinstalações, fotografias, gravuras, pinturas e instalações que compõem a exposição Panoramas do Sul | Obras Selecionadas, o 19º Festival apresenta três performances de artistas e grupos selecionadas pelo edital de obras. Duas delas são apresentadas no espaço expositivo na área de Convivência do Sesc Pompeia. A terceira performance acontece no Teatro do Sesc Pompeia, onde também são exibidos os Programas de Filmes do 19º Festival.
Quatro conjuntos de atividades exploram o conteúdo das exposições do Festival: o Seminário Lugares e sentidos da arte: debates a partir do Sul, que reflete sobre as possibilidades de alargamento das categorias da arte na contemporaneidade, as Oficinas, sessões práticas de exercício de linguagens; os Encontros e conversas, oportunidades informais de troca; e as Ações de Mediação conduzidas pelos educadores do Festival. A programação envolve artistas participantes das exposições e convidados, entre curadores, pesquisadores, e representantes de instituições parceiras, além dos educadores.
O 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul amplia seu número de premiações. Além do Grande Prêmio em dinheiro e de nove prêmios de residência, o 19º Festival lança um prêmio especial: o Prêmio SP-Arte/Videobrasil. Concorrem à premiação os 53 artistas selecionados pelo edital de obras que participam de exposição e programas de filmes no Sesc Pompeia e no Galpão VB, em São Paulo, Brasil, de 6 de outubro a 6 de dezembro de 2015. Os artistas premiados serão anunciados no dia 10 de outubro, em cerimônia no Teatro do Sesc Pompeia, às 18h.
Cinco publicações têm lançamento durante o 19ª Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul. Três delas são vinculadas aos temas dessa edição: Panoramas do Sul | Artistas Convidados, Panoramas do Sul | Obras Selecionadas e Projetos Comissionados e a antologia Panoramas do Sul | Leituras | Perspectivas para outras geografias do pensamento. O livro Videobrasil: Três décadas de vídeo, arte, encontros e transformações celebra a história do Festival, mapeando as transformações do vídeo e suas aproximações com a arte a partir dos anos 1980. Fecha o conjunto Aliança de Corpos Vulneráveis, a 11ª edição da revista anual de arte contemporânea Caderno Sesc_Videobrasil, editada pelo curador Miguel Ángel López.